Pés em cima do assento, joelhos fletidos contra o corpo e cinto de segurança preso em volta dos tornozelos. Segundo as últimas tendências do TikTok, esta é a posição recomendada para os passageiros (com alguma flexibilidade) que querem dormir de forma mais confortável durante uma viagem de avião. Recomendada por utilizadores desta rede social… mas não pelos especialistas.
Vídeos que mostram utilizadores do TikTok a usarem este “truque” durante voos estão a tornar-se populares na rede social, com muitos internautas a admitirem que já experimentaram ou que querem experimentar a tática. Contudo, este conselho implica um uso incorreto do cinto de segurança, o que pode representar um risco em casos de urgência, tais como o de uma turbulência mais severa.
@anritravels Thank you whoever posted this hack ???????????????? #airplanehacks #airplanetiktok #sleephacks #travelhacks #traveltok #gamechanger ♬ Thank You! – D.J. Demers
Ditam as regras da aviação que o cinto de segurança deve ser usado na descolagem, na aterragem e durante o “táxi”, movimento em que o avião percorre a pista sobre as rodas. Além disso, a sua utilização é sempre recomendada durante o voo e obrigatória quando requisitada pela tripulação, o que dá autoridade aos comissários de bordo de ordenarem a colocação correta do cinto.
Sara Nelson, presidente da Associação Americana de Comissários de Bordo, referiu ao The Washington Post que “o cinto de segurança foi concebido para ficar apertado à cintura” e explicou ainda que este mecanismo não foi usado apenas pela segurança de quem o usa, mas de todos os passageiros, uma vez que “que não o usa corretamente pode magoar outra pessoa num caso de turbulência”.
Além do risco de segurança, a posição de joelhos fletidos contra o tronco pode aumentar o potencial de cólicas graves. Passar muito tempo dentro de uma cabine pressurizada, como é o caso de um avião, aumenta o inchaço abdominal devido à expansão do ar no interior do estômago e intestinos como consequência das alterações do nível de pressão. Se a zona abdominal estiver a ser pressionada, haverá um maior desconforto e até maior probabilidade de dores.