As três empresas de serviços de pagamentos móveis líderes nos seus países (SIBS em Portugal, Bancomat em Itália e Bizum em Espanha) chegaram a um acordo para implementar a interoperabilidade entre os respetivos sistemas. Desta forma, vai ser possível aos utilizadores dos três países realizar pagamentos instantâneos, de forma simples e a partir dos seus telemóveis. Assim que o acordo for implementado, o MB Way também poderá ser usado para fazer pagamentos e transferências em Espanha e Itália.
A parceria tira partido das normas de pagamento instantâneo SEPA e visa interligar as três principais soluções de pagamento, ao mesmo tempo que deixa aberta a porta para o envolvimento de outras soluções europeias numa fase posterior. Atualmente, mais de 42 milhões de pessoas são servidas por estas três plataformas, nas quais foram feitos 1,47 mil milhões de pagamentos só este ano.
A interoperabilidade Person-to-Person (P2P) deste trio deve chegar em 2024, com o acordo agora assinado a estabelecer os princípios de cooperação entre as três entidades.
Em comunicado, a diretora executiva do grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, afirma que “esta parceria vai permitir aos utilizadores em Portugal enviar e receber dinheiro instantaneamente de/para um número de telemóvel espanhol ou italiano, de forma cómoda e segura”, enquanto Oscar Occhipinti, do Bancomat, congratula-se pelo “passo em direção à interoperabilidade europeia” e Ángel Nigorra, da Bizum, salienta que “a aceitação generalizada dos métodos de pagamentos digitais pelos utilizadores é um fenómeno inquestionável”.
As primeiras transações entre os três sistemas de pagamento devem arrancar em 2024.