Peter Thiel, o fundador de empresas de Sillicon Valley, entusiasta das criptomoedas e grande doador para a campanha de Donald Trump, terá sido também informador do FBI. O Business Insider revela ter fontes próximas da situação que confirmam que Thiel era uma confidential human source, ou CHS, para o FBI, estando em contacto regular com Johnathan Buma, um agente especializado em corrupção política e campanhas de influência no estrangeiro.
A confirmação desta ligação vem de Charles Johnson, um amigo próximo de Thiel e figura do movimento da extrema-direita nos EUA, que revela que apresentou Thiel a Buma. O nome do milionário surge na lista de informadores registados do FBI.
A aproximação a esta agência da autoridade pode ser vista como um distanciamento gradual de Thiel do movimento MAGA e de Trump, que têm criticado bastante o FBI e outras agências da autoridade.
Sobre as informações passadas por Thiel, e apesar de não ser confirmado oficialmente, este estaria a reportar sobre contactos no estrangeiro e sobre a atuação em Sillicon Valley, com os dados a serem cruzados com aqueles provenientes de outras fontes. Em 2016, Thiel doou mais de 1,25 milhões para a campanha de Donald Trump, mas Johnson acredita que Thiel não terá passado informação sobre política interna e que recebeu instruções para não revelar informação sobre as suas interações com Trump e outras figuras
Leia a história completa da investigação aqui.