A página de Suporte da X confirma que “a partir de hoje [quarta-feira], estamos a testar um novo programa (Not-a-Bot) na Nova Zelândia e nas Filipinas. As novas contas, não verificadas, vão ter de pagar um dólar para uma subscrição anual para poderem publicar e interagir com outras publicações. No âmbito deste teste, os utilizadores existentes não vão ser afetados”. Se o teste, que já tinha sido indiciado por Elon Musk no passado, for bem sucedido, é bem possível que as novas condições se apliquem a todas as novas contas globalmente.
A X reforça que o objetivo com esta subscrição anual não é o lucro, apesar de a empresa estar com uma dívida de 13 mil milhões de dólares. A motivação para este pagamento passa por “desenvolver os nossos esforços já bem sucedidos para reduzir o spam, a manipulação na plataforma e a atividade de bots, enquanto equilibramos a acessibilidade com esta pequena taxa. Não é para dar lucro”, cita o ArsTechnica.
Elon Musk defendeu este modelo várias vezes e parece querer antecipar uma potencial nova vaga de atividades de bots, potenciados por Inteligência Artificial. As subscrições pagas “são a única forma de combater os bots, sem bloquear utilizadores reais”, embora Musk admita também que o pagamento “não vai parar os bots completamente”. Já a página de Suporte confirma as declarações do líder e reforça que “até agora, as opções de subscrições provaram ser a principal solução que funciona em grande escala”.
Alguns peritos, no entanto, alertam que esta medida pode incentivar alguns spammers a comprarem as subscrições porque “embora o custo de uma nova subscrição possa ser um obstáculo para alguns, scammers com fundos podem querer pagar porque uma das vantagens é que os seus tuítes obtêm maior exposição que, em última instância, é o seu objetivo”.
Os novos utilizadores da Nova Zelândia e Filipinas que optem por não pagar a anuidade vão ter acesso de leitura à plataforma, podendo ler publicações, ver vídeos ou seguir contas, mas pouco mais do que isso. Ainda não há confirmação oficial de quanto tempo vai durar este teste.