Uma partilha de Elon Musk no Twitter (ou “X”, como agora se chama a rede social) está a causar polémica. Na manhã desta segunda-feira o dono da SpaceX decidiu fazer uma piada com base numa fotografia de Volodymr Zelensky, presidente da Ucrânia.
A publicação mostra uma imagem antiga do governante, com um semblante cabisbaixo. A esta foto o bilionário acrescentou a descrição: “Passaram cinco minutos e ainda não pediste mil milhões de dólares”. Palavras que estão a ser vistas, por muitos, como uma ofensa a Zelensky e também ao povo ucraniano que luta contra a invasão russa desde 24 de fevereiro de 2022. Afinal, desde esse dia que o líder ucraniano tem feito apelos aos aliados por ajuda.
A crítica em forma de piada está a gerar discussão na rede social. Muito internautas já reagiram à provocação do bilionário, assim como figuras e entidades de relevo da Ucrânia, que não ficaram nada satisfeitas com esta provocação.
No mesmo dia da partilha de Musk, Ruslan Stefanchuk, presidente do parlamento ucraniano, reagiu na mesma rede social. “Tentaste conquistar o espaço, mas algo correu mal e em cinco minutos ficaste com m**** até aos olhos”, escreveu numa referência ao lançamento fracassado do SpaceX em abril.
Já o órgão de comunicação Ukrainska Pravda partilhou uma foto de Elon Musk com a legenda: “Passaram cinco munitos e não espalhaste propaganda russa”.
Serhiy Leshchenko, conselheiro de Zelensky, também reagiu: “Estas a com brincar com o líder da nação ucraniana que está a lutar pela sua independência, tal como um dia os teus pais fundadores o fizeram. É isso que valem os ucranianos, nestes dias cruciais?”
O também conselheiro presidencial Mykhailo Podolyak também criticou a publicação do bilionário norte-americano. “Infelizmente, nem todas as pessoas, apesar de serem figuras mediáticas de relevo, mas estando a milhares de quilómetros de distância do epicentro da guerra, são capazes de perceber como são os bombardeamentos diários e os gritos das crianças que perdem os seus pais”.
Até ao momento, Volodymr Zelensky não teve qualquer reação pública a esta provocação de Elon Musk.