Gene X Hwang é um fotógrafo de São Francisco e era o detentor do perfil @X no Twitter desde 2007. A organização, agora com o novo nome anunciado recentemente por Elon Musk, quis ter o seu perfil oficial empresarial com este nome e não teve pudor em assumir o registo oferecendo em troca apenas algum merchandising e sem qualquer compensação monetária.
“Essencialmente, ficaram com ele – o que eu estava à espera que acontecesse. Enviaram um e-mail a dizer que é propriedade da ‘X’ essencialmente”, revela Hwang ao The Telegraph. O utilizador confirmou que não houve qualquer pagamento em dinheiro e que a empresa se ofereceu para migrar todo o histórico, seguidores e outros dados para um novo registo que ele escolhesse e que estivesse disponível. “Também me ofereceram algum merchandising e vou poder encontrar-me com a equipa de gestão”, revela Hwang, embora assuma que não faz questão de ter tal reunião: “Seria provavelmente estranho”.
O anterior detentor da conta @X conta que não pretende refutar a decisão da Twitter: “Definitivamente não sou um especialista legal e não tenho a certeza de quais são os meus direitos (…) talvez haja alguma coisa, mas não quero entrar neste tipo de batalha e quero manter a minha vida simples”.
Para já, Hwang dá pelo nome de @X12345678998765 naquela rede social, o nome temporário que a organização lhe deu. Por fim, o fotógrafo conta que não teve contacto direto com Musk neste processo, que considerava uma compensação financeira como sendo “algo agradável de ter” e que talvez devesse pedir o logotipo do pássaro azul que foi removido do edifício ou um Tesla Model X ou uma viagem na SpaceX. No passado, Hwang recusou ofertas de até 40 mil dólares pelo nome.
Do lado da Twitter, a conta oficial da empresa é agora a @X, que contém anos de mensagens publicadas originalmente na conta @twitter. Esta última aparece com a mensagem de não estando mais ativa. A empresa explica ainda que pode tomar conta de qualquer nome de utilizador, ao abrigo dos Termos e Condições: “Podemos também remover ou recusar distribuir qualquer Conteúdo nos Serviços, limitar a distribuição ou visibilidade de qualquer Conteúdo no serviço, suspender ou terminar utilizadores e reclamar nomes de utilizadores sem qualquer prejuízo”. Esta alínea foi publicada nos Termos antes de Musk ter comprado a empresa.