O diretor executivo da Tesla, Elon Musk, apresentou um protótipo do robô humanoide da empresa chamado Optimus. O modelo entrou a andar sobre as duas pernas e acenou à audiência que se sentava à sua frente. Depois, foi visto em vídeo a carregar caixas, regar plantas e mover barras de metal numa fábrica da empresa. Musk antevê que o segmento dos robôs valerá mais do que o dos carros e revela a intenção de apostar forte aí: “o nosso objetivo é fazer um robô humanoide o mais rapidamente possível. Ainda há muito trabalho pela frente para refinar o Optimus e prová-lo”, cita o The Guardian.
A expetativa do executivo é conseguir fabricar milhões de unidades deste “robô extremamente capaz” e comercializá-lo por valores abaixo dos 20 mil dólares. Para já, a principal lacuna é a “falta de um cérebro” explica Musk, o que faz com que os robôs não consigam ainda navegar no mundo sozinhos. Devido ao baixo volume, também os custos de produção ainda não puderam ser reduzidos o suficiente para se venderem grandes quantidades.
Com um percurso histórico de demonstrações em palco agridoce (em 2019, a apresentação da Cybertruck foi muito comentada por se ter partido um vidro supostamente inquebrável), Musk adiou o AI Day, previsto inicialmente para agosto, para o final de setembro. No ano passado, tinha sido anunciada a intenção de se apresentar um robô humanoide, mas há rumores de que houve movimentações de última hora, a desviar recursos, para se conseguir ter este protótipo pronto agora.
O responsável tecnológico da Agility Robotics, Jonathan Hurst, conta que “há muito que as pessoas podem fazer com as suas mãos e que é muito, muito difícil para os robôs. E isso não vai mudar seja o robô um braço robotizado ou uma versão humanoide”.
Musk anunciou a intenção de ter carros completamente autónomos ainda este ano e produzir um táxi autónomo, sem pedais ou volante, em massa a partir de 2024. Ainda assim, convém lembrar que em 2010 o executivo tinha prometido ter um milhão de táxis autónomos nas estradas em 2020, mas ainda não produziu um modelo convincente.