A Tesla informou a entidade responsável pela segurança rodoviária nos EUA (NHTSA, de National Highway Traffic Safety Administration) que irá fazer uma atualização de software (over-the-air) para corrigir o sistema de fecho automático de janelas e o seu comportamento quando há um obstáculo. A ‘recolha’ implica diferentes modelos, desde Model 3 de 2017 a 2022, Model Y de 2020 e 2021, Model S de 2021 e 2022 e ainda Model X.
A empresa reforça que não tem registo de quaisquer ativações de garantia, reclamações, ferimentos ou mortes relacionadas com este assunto. Na prática, a empresa explica que durante os testes realizados internamente em agosto, foi detetado que este sistema apresentava “maiores variações do que o esperado em caso de deteção de um beliscão”. Depois de testes mais intensivos, determinou-se que o sistema de deteção de beliscão e de retração não cumpria os requisitos para sistemas automáticos de reversão, noticia a Reuters.
A partir de 13 de setembro, os veículos em produção e em pré-entrega receberam uma atualização de software que regula a operação das janelas para o que é requerido e que “melhora a calibração do comportamento do sistema automático de reversão do fecho de janela do veículo”.
Apesar de os documentos da Tesla e da NHTSA se referirem a esta operação como uma ‘recolha’, o CEO da empresa escreveu no Twitter que “a terminologia está desatualizada e é imprecisa. Isto é uma minúscula atualização de software over-the-air. Pelo que sabemos, não há registo de quaisquer ferimentos”.
A entidade reguladora afirma que fechar uma janela sem o mecanismo de reversão apropriado pode vir a exercer força excessiva e beliscar o condutor ou passageiro antes da retração, aumentando o risco de ferimentos.