No âmbito da parceria entre a Microsoft Portugal e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos da FMUL está a utilizar três HoloLens 2 – um dispositivo holográfico, autónomo, ergonómico e sem fios que permite experiências de realidade mista – em realidade aumentada e em inteligência artificial.
A inovação está disponível desde outubro de 2020, no mercado português, e permite aprender, comunicar e colaborar de forma mais efetiva e em mãos livres com objetos digitais tridimensionais. Além disso, oferece a possibilidade de utilizar serviços do Azure e aplicações e soluções do Dynamics 365 e Power Apps.
Na área da realidade aumentada, o equipamento é utilizado em computação holográfica, sistemas avançados de simulação, desenvolvimento de tecnologia de ensino, formação médica em ambientes imersivos e cirurgia experimental. Já na área de inteligência artificial é utilizado em diagnósticos de precisão, análise e processamento de dados em Saúde, machine learning e dados clínicos sobre doenças neurológicas e cardiovasculares disponíveis para armazenamento e análise em cloud.
O objetivo desta parceria é potenciar as capacidades científicas e tecnológicas das duas instituições em áreas de investigação com suporte em tecnologias avançadas, vocacionadas para o ensino, investigação e serviços diferenciados. Fausto Pinto, diretor da FMUL, destaca em comunicado a importância desta parceria “a bem da formação, da educação, da medicina e da saúde”, ao mesmo tempo que Paula Panarra, Diretora Geral da Microsoft Portugal, salienta a possibilidade de “colocar a tecnologia ao serviço das organizações” e “melhorar a formação da saúde em Portugal e no mundo” através dela.