Alguns vendedores estão a tentar alcançar os clientes que compram os seus produtos e que deixam uma crítica negativa na Amazon. O objetivo é convencê-los a remover ou editar esta crítica e, para isso, oferecem vales de compras, fazem súplicas ou chegam a devolver mais dinheiro do que o preço original do produto.
O Wall Street Journal relata alguns casos, como o de Katherine Scott, que comprou um óleo culinário em spray, fiando-se nas 4,5 estrelas do produto. Quando recebeu o artigo, Scott reparou que em vez de borrifar, o produto na verdade vertia o líquido como se fosse um galheteiro e deixou uma crítica negativa no site. Pouco tempo depois, começou a receber emails de alguém que dizia ser um representante do Apoio ao Cliente e que lhe ofereceu um reembolso integral, pedindo em troca que Scott removesse os comentários negativos.
Um porta-voz da Amazon realçou à Cnet que existem “políticas claras para os consumidores e para os vendedores que proíbem o abuso das funcionalidades de comunidade e suspendemos, banimos e encetamos ações legais contra os que violam estas políticas. Pessoas mal-intencionadas que tentam abusar do sistema constituem uma pequena fração da atividade do nosso site e usamos ferramentas sofisticadas para as combater e tornamos cada vez mais difíceis as possibilidades de se esconderem”.
A Amazon reforça ainda que os clientes que tenham sido contactados por um vendedor depois de terem deixado uma review má devem reportar a situação através de email, do botão de Denúncia ou diretamente pelo sistema de mensagens.