A novidade é confirmada pelo responsável de segurança da TikTok nos EUA, Eric Han: a rede social vai alterar para contas privadas por defeito todos os perfis dos utilizadores que estão registados como tendo entre 13 e 15 anos. Esta alteração significa mais limites em quem pode ver e comentar o conteúdo publicado por estes utilizadores. Por outro lado, a opção de ‘Sugerir esta conta a outros’ também vai estar desabilitada automaticamente para este grupo etário.
“Queremos que os nossos utilizadores mais novos possam fazer escolhas informadas sobre o que e com quem partilhar conteúdos, o que inclui a opção de abrir a conta para visualização pública”, explica Han.
As funcionalidades de Duet e de Stitch também vão passar a estar disponíveis apenas para utilizadores com mais de 16 anos, explica a ZDNet. O Duet permite criar conteúdo baseado em vídeos originais e apresentar os dois, lado a lado, enquanto o Stitch é uma outra forma de remisturar e apresentar conteúdos.
Neste sentido de maior proteção aos mais novos, só vai ser possível descarregar vídeos criados por utilizadores com mais de 16 anos. Os vídeos das contas carregadas por utilizadores com 16 ou 17 anos vão estar com a opção de poderem ser descarregados desativada também por defeito, mas os utilizadores vão poder alterar e permiti-lo, caso pretendam.
O executivo da TikTok detalha que “vamos continuar a evoluir as nossas políticas e a trabalhar em proximidade com os reguladores e os peritos em segurança de menores e investir na tecnologia e nas equipas para que a TikTok se mantenha um local seguro para todos os que pretendem exprimir a sua criatividade”.