O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, produziu algumas das declarações mais críticas sobre as lojas de apps da Apple e da Google e sobre as práticas das duas gigantes tecnológicas. As críticas surgem numa altura em que os CEOs das duas empresas vão ser ouvidos pelo Congresso dos EUA precisamente sobre este tema.
Tim Sweeney foi entrevistado pela CNBC na sexta-feira e não se coibiu de caracterizar a App Store da Apple como um “monopólio absoluto” e de dizer que a forma como a Google controla o Android “essencialmente inviabiliza lojas concorrentes”. A Epic Games é a criadora do Fortnite, um dos títulos que mais receitas mobile gera neste momento. No entanto, porque as compras in-app são de bens digitais, a Apple e a Google ficam com 30% da receita, de acordo com as políticas das suas lojas.
A primeira crítica de Sweeney é que a Apple “inventou um monopólio absoluto na distribuição e monetização de software”. O CEO da Epic recorda que não conseguiu ainda colocar a Epic Games Store nos iPhone precisamente por causa das restrições a software concorrente impostas pela Apple. A Epic Games Store e uma plataforma de distribuição de software para Windows e Mac que cobra 12% sobre as vendas dos criadores de programas.
Além da Apple, Sweeney critica também a Google, dizendo que a empresa liderada por Sundar Pichai “intencionalmente dificulta e essencialmente inviabiliza lojas concorrentes ao colocar barreiras na interface de utilização e criar obstruções”.
Recorde-se que inicialmente a Epic Games preparou o Fortnite como uma instalação que não tinha de passar pela Google Play e que fazia com que a empresa não tivesse de partilhar receitas com a Google. No entanto, dificuldades no processo de instalação, que faziam com que a adoção fosse mais lenta, levaram a empresa a rever a sua posição e a passar a integrar o jogo na Google Play.
As críticas de Sweeney centram-se mesmo sobre os 30% que a Apple e a Google exigem dos criadores de software para usarem os seus sistemas de pagamento para processar compras in-app.
Um estudo patrocinado pela Apple e revelado na semana passada concluiu que as práticas da App Store não são materialmente diferentes das que são praticadas noutras lojas, como a da Google. Tim Cook e Sundar Pichai vão ser ouvidos por um comité do Congresso dos EUA precisamente sobre este tema.
A Epic produz o Unreal Engine, está avaliada em 18 mil milhões de dólares, depois de a Sony ter investido 250 milhões de dólares no início deste mês.