O comunicado é assinado pelo próprio Mark Zuckerberg e a Facebook assume o compromisso de começar a década a construir mais proteções de privacidade para todos. «Nas próximas duas semanas, vamos mostrar a quase dois mil milhões de utilizadores um alerta que os encoraja a rever as definições de privacidade», escreve o CEO da empresa. Este alerta irá redirecionar os utilizadores para a atualizada ferramenta de Privacy Checkup onde se pode definir quem pode ver as suas publicações e informação de perfil, ativar os alertas de login e rever a informação partilhada com as apps com que tenham feito login com a conta da rede social.
Outra iniciativa passa por disponibilizar a ferramenta Off-Facebook Activity para todos os utilizadores registados. É nesta ferramenta que vai ser possível aceder a dados sobre as informações partilhadas com empresas que depois servem anúncios publicitários na plataforma. Os utilizadores vão poder um sumário desta informação e editar os acessos.
Por fim, a terceira iniciativa anunciada hoje é o alerta para logins feitos com a sua conta de Facebook em serviços de terceiros, como jogos e plataformas de streaming, por exemplo. Com estes alertas, vai ser possível receber a informação de cada vez que os dados de login são usados e definir o nível de permissões.
O anúncio do Facebook é feito precisamente no dia europeu de proteção de dados.