A empresa de cibersegurança BinaryEdge, cofundada pelo português Tiago Henriques, foi vendida à Coalition, seguradora norte-americana especializada em riscos de segurança informática. O negócio foi comunicado pelas empresas na quarta-feira, 22 de janeiro, mas já tinha sido concretizado em outubro de 2019. O valor da compra não foi revelado.
A Binary Edge, também cofundada pelo suíço Pekka Jackli, está sediada em Zurique, Suíça. A principal ferramenta da empresa é um motor de pesquisa por dispositivos ligados à internet e que permite identificar quais estão vulneráveis. Uma ferramenta que tem sido importante para descobrir vulnerabilidade ligadas à área da Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) – por exemplo, foi o motor da BinaryEdge que permitiu descobrir os 250 milhões de registos da Microsoft que estiveram expostos online.
«Os ciberseguros são agora uma ferramenta crítica no portfólio de segurança de qualquer empresa. A maior parte das empresas percebeu que estar 100% seguro não é possível e que uma política de ciberseguros pode oferecer a única coisa que impede um negócio de ir abaixo. Combinar as forças da BinaryEdge e da Coalition vai permitir-nos mudar dramaticamente o mercado dos ciberseguros (e da cibersegurança!)”, adianta em comunicado Tiago Henriques, até aqui diretor executivo da startup suíça.
Com a aquisição, Tiago Henriques passa a ocupar o cargo de diretor-geral para a área de segurança dos clientes da Coalition.
“Planeamos integrar a tecnologia da BinaryEdge na nossa plataforma de segurança e cibersegurança para dar aos segurados da Coalition (e eventualmente a todas as empresas) acesso a recursos seguros tipicamente apenas acessíveis às grandes empresas”, comentou por seu lado, também em comunicado, Joshua Motta, diretor executivo da seguradora americana. A empresa garante ainda que a aquisição da BinaryEdge faz parte de um “plano mestre”.
À publicação ZDNet, ambas as empresas garantem que também é objetivo manter a plataforma de pesquisa da BinaryEdge como um serviço independente.
A BinaryEdge foi criada em 2015.
Atualização: Notícia atualizada para refletir que a BinaryEdge só tem um cofundador português, Tiago Henriques, e não dois como referido anteriormente.