A startup Didimo, que está a desenvolver uma ferramenta que permite criar avatares realistas a partir de fotografias, anunciou a angariação de 4,4 milhões de euros numa nova ronda de investimento. A empresa do Porto captou financiamento da Portugal Ventures, Farfetch, Bynd Venture Capital, Beta-i e LC Ventures.
O dinheiro vai ser usado para aumentar a equipa de desenvolvimento e para conseguir novas parcerias. De acordo com a nota de imprensa da empresa, a Didimo já fez projetos piloto com tecnológicas como a Sony e a Amazon.
Para criar um “didimo”, os utilizadores apenas precisam de captar uma fotografia com o smartphone e a tecnologia da startup portuensa cria uma versão 3D em menos de um minuto. O objetivo é que este avatar digital possa depois ser usado em várias plataformas, dos videojogos a sites de comércio eletrónico.
«A nossa missão com a plataforma Didimo é derrubar as barreiras entre os mundos físico e digital, ajudando os humanos a transportarem-se através dessa divisão. Queremos dar a todos a hipótese de usar a tecnologia com base na imagem que conhecemos melhor – a nossa», comenta Verónica Orvalho, fundadora e diretora executiva da startup, em comunicado.
Além dos 4,4 milhões de euros agora angariados, a Didimo também recebeu recentemente 1,7 milhões de euros, por via de um programa de apoio da Comissão Europeia.
Fundada em 2016, a startup emprega 22 pessoas e tem escritórios no Porto, Vancouver, no Canadá, e Londres, no Reino Unido.
Veja ou reveja em baixo a reportagem da Exame Informática TV sobre a Didimo [programa nº 640]