A Agência Nacional de Inovação (ANI) atribuiu um prémio Born from Knowledge à startup portuguesa Go Parity. O prémio, atribuído em articulação com os World Summit Awards (WSA), foi anunciado durante o Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que está a decorrer entre quarta-feira e quinta-feira. Com este prémio, a Go Parity vai representar Portugal na final internacional dos WSA, que vai decorrer em Viena, durante o ano de 2020.
A Go Parity tem vindo a promover uma plataforma de investimento especializada em projetos ecológicos, que promete um retorno financeiro de seis por cento ao ano. A jovem empresa já conseguiu angariar 4600 investidores, que aplicaram mais de 1,6 milhões de euros. Além de «evitar a emissão de mais de 2.065 toneladas de CO2 na atmosfera», estes investimentos garantiram «um retorno de 357,5 mil euros em juros», informa a ANI em comunicado.
O comunicado da ANI recorda que este prémio Born From Knowledge de 2019 pretende distinguir uma ideia de negócio que capta investimentos para setores que nem conseguem encontrar ofertas junto da banca convencional. «Recorrendo a outras fontes de investimento, a Go Parity consegue colmatar esta lacuna, permitindo o financiamento de projetos com necessidades de 25 mil a um milhão de euros. Ao mesmo tempo, possibilita o envolvimento dos cidadãos, já que o investimento mínimo é de 20 euros».