Investigadores do Congresso dos EUA querem apurar se o novo protocolo para a Internet proposto pela Google coloca a gigante tecnológica em posição de vantagem competitiva desleal. O novo standard, DNS-over-HTTPS, promete mais privacidade e segurança dos utilizadores ao encriptar o tráfego online e minimizar as possibilidades de hackers interferirem com os websites. A Google planeia começar a testar este protocolo no Chrome, já no próximo mês.
O novo standard pode alterar a forma como se processa a concorrência no segmento da Internet. As empresas de cabo e wireless receiam ficar de fora e não ter acesso aos dados de navegação DNS dos utilizadores.
Um porta-voz da Google refere que a empresa «não pretende centralizar ou alterar os fornecedores DNS dos utilizadores para a Google por defeito (…) Qualquer alegação de que estamos a tentar tornar-nos o fornecedor centralizado de DNS encriptado é pouco exata», cita a Cnet.
Uma equipa de investigadores do Governo dos EUA está a investigar a Google, Apple, Amazon e Facebook devido às suas práticas concorrenciais para aferir se as gigantes tecnológicas estão a adotar uma conduta anti-competitiva.