Permanent Record é o título do livro de memórias de Edward Snowden que será publicado pela MacMillan Publishers e que já está disponível para pre-encomendas. O anúncio do livro foi feito pelo próprio denunciante, ex-colaborador da NSA, através de uma mensagem no Twitter. A obra vai ser lançada em 20 países em simultâneo, podendo ser encomendado já nos EUA, Reino Unido e Alemanha.
Um porta-voz da editora explica que o autor «conta a sua história pela primeira vez, trazendo o leitor ao longo da ajuda que deu a criar o sistema de vigilância massiva [da NSA] e depois da experiência de crise de consciência que teve e que o levou a ajudar a desmontar o esquema», cita o ArsTechnica. «Não há dúvida de que o mundo é melhor e mais privado depois das suas ações», refere o CEO da editora.
Depois das denúncias de Snowden, a opinião pública dividiu-se havendo alguns especialistas que consideram que as suas ações colocaram os cidadãos em perigo, algo mais crítico do que salvaguardar eventuais receios sobre a privacidade. A verdade é que o governo americano procedeu a várias reformas legais e algumas das práticas da NSA passam a estar previstas na lei e a agência continua a ter acesso a dados de comunicações através das operadoras.
O denunciante mantém-se no exílio em Moscovo.