Gavin De Becker é um consultor de segurança informática e trabalhou para Jeff Bezos na investigação do caso da divulgação das mensagens de telemóvel trocadas entre o fundador da Amazon e a apresentadora de TV Lauren Sanchez. Bezos revelou no mês passado que o jornal jornal National Enquirer o estava a chantagear, ameaçando divulgar fotos intímas enviadas a Sanchez, a não ser que o executivo viesse a público dizer que as reportagens publicadas sobre ele não tinham motivações políticas.
O investigador de segurança conta agora numa crónica publicada no The Daily Beast que a American Media Inc, que detem o National Enquirer, lhe tinha pedido em privado que negasse ter encontrado provas de que técnicas de espiongem eletrónica ou hacking estivessem a ser usadas na investigação jornalística. De Becker acaba por revelar no artigo que «os nossos investigadores e vários peritos concluíram com elevado grau de certeza que os sauditas tiveram acesso ao telefone de Bezos e conseguiram informação privada (…) atualmente, ainda não é claro até que ponto, se algum, a AMI estava ciente destes detalhes», cita a Reuters.
Um porta-voz da embaixada saudita em Washington recusou comentar o assunto, mas em fevereiro, as autoridades sauditas já tinham negado qualquer ligação com a reportagem do National Enquirer sobre o affair de Bezos.