O FBI identificou Behzad Mesri como o hacker responsável pelo ataque à HBO que decorreu neste verão e que divulgou um guião de Guerra dos Tronos e episódios de séries como Calma, Larry!. Recorde-se que o cibercriminoso chegou a exigir 6 milhões de dólares (cerca de 5,1 milhões de euros) em bitcoins à empresa para não divulgar mais conteúdos, exigência que não foi cumprida. Agora as autoridades judiciais norte-americanas estão a acusar formalmente este iraniano de crimes como acesso não autorizado a computador, fraude, roubo de identidade e extorsão, revela a Cnet.
Contudo, a medida está a ser encarada mais como uma atitude simbólica, já que o suspeito não foi detido – desconfia-se que esteja no Irão – e a acusação contra hackers que se encontram fora dos Estados Unidos serve para enviar a mensagem de que haverão consequências contra ciberataques. Joon Kim, procurador em Nova Iorque, afirmou em conferência de imprensa que «O inverno chegou para Bezhad Mesri», acrescentando que «ele estará sempre a olhar por cima do ombro. E se não está, deveria estar».
Bezhad Mesri, também conhecido pelo “nome de guerra” Skote Vahshat, é considerado um hacker talentoso que já trabalhou para as forças armadas iranianas, conduzindo ataques a software nuclear e a infraestrutura israelita, refere a acusação norte-americana, citada pelo The Washington Post. Além disso, foi membro da Turk Black Hat Security, um grupo de hackers responsável por vandalizar centenas de websites em todo o mundo.
O iraniano terá começado a atacar diversos funcionários da HBO em maio, o que lhe permitiu ganhar acesso aos servidores da rede. A partir daí terá, alegadamente, roubado 1,5 TB de dados (vídeos, guiões e informações pessoais) e exigido 5,5 milhões de dólares em troca desse conteúdo, sendo que, três dias depois, aumentou o valor do resgate para os mencionados 6 milhões.
A esta exigência financeira junta-se uma série de provocações à HBO. Primeiro foi um email anónimo a dizer “Olá parvos! Sim, é verdade! A HBO foi hackeada! … Cuidado com o ataque cardíaco!!!” (tradução livre do original em inglês). Depois chegou a enviar uma foto do Night King da Guerra dos Tronos acompanhada da mensagem “Boa sorte para a HBO”. Como curiosidade, refira-se que, sempre que comunicava com a HBO, Bezhad Mesri recorria ao pseudónimo Little Finger, uma personagem de Guerra dos Tronos reconhecida pelo seu caráter maquiavélico.
Por fim, destaque-se que Fezhad Mesri passou a integrar a lista dos Mais Procurados do FBI.