A estratégia da Google passa por duas abordagens diferentes. Numa primeira fase, a gigante quer que os fabricantes adotem versões não modificadas do Doze em todos os dispositivos que possam receber o Marshmallow. O Doze é um modo de poupança de bateria criado pela Google, integrado no Android 6.0 e que permite reduzir as atividades em segundo plano, quando o dispositivo estiver em modo idle.
Por outro lado, a Google quer que os fabricantes mostrem todos os processos de sistema que estejam a consumir bateria, em vez de os ocultar. Com a divulgação da informação, os fabricantes terão de rever as suas práticas em relação, por exemplo, a sistemas de atualização proprietários, noticia o BGR. Se a comunidade encontrar algum processo do fabricante, que não seja essencial para o sistema, a consumir demasiada bateria, ficará insatisfeita, o que obrigará a marca a alterar esse processo.
Um estudo da AVG concluiu recentemente que um processo da Samsung para encontrar atualizações periódicas para estes smartphones era o principal responsável pelo uso excessivo de bateria. Se essa informação for do domínio público, mais facilmente os fabricantes revertem estes mecanismos, contribuindo assim para autonomias superiores.