
De acordo com os dados revelados pela consultora TrendForce, a Apple manteve-se estável a nível de vendas e ficou com uma quota de mercado de 16,4% em 2014. A Lenovo, através da Motorola, ficou na terceira posição com 7,9%, sendo seguida pela LG (6%) e pela Huawei (5,9%).
A nível de remessas mundiais de smartphones, a TrendForce indica que o valor passou de 927,2 milhões em 2013 para 1,2 mil milhões no ano passado. Apesar disso, a consultora salienta que o mercado está a ficar cada vez mais difícil para empresas como a Samsung, já que a competição em geografias chave – como a China – está a aumentar fruto do crescimento de marcas como a Lenovo, Huawei e Xiaomi.
Segundo a Cnet, a Samsung reconhece que cometeu um erro no ano passado ao oferecer demasiados modelos de smartphones, não conseguindo focar-se suficientemente nos seus produtos de maior destaque, razão pela qual vai reduzir a produção de diferentes modelos destes dispositivos em 30%. Contudo, a TrendForce estima que a quota de mercado da Samsung baixe para 26,6% em 2015.
Top 10 dos fabricantes de smartphones em 2014 por quota de mercado, segundo a TrendForce:
1) Samsung – 28%
2) Apple – 16,4%
3) Lenovo – 7,9%
4) LG – 6%
5) Huawei – 5,9%
6) Xiaomi – 5,2%
7) Coolpad – 4,2%
8) Sony – 3,9%
9) ZTE – 3,1%
10TCL – 2,7%