A Kodu Kup reuniu mais de 20 alunos, dos seis aos 16 anos, em Bruxelas para estimular os primeiros passos no mundo da programação e da criação de jogos digitais. A Comissão Europeia reconhece a competição como uma das melhores práticas para desenvolvimento de competências digitais.
Gonçalo Calçadas e Matias Fareleira criaram um jogo chamado Water Planet sobre a importância da água e da biodiversidade e que retrata os perigos da poluição e destruição do ecossistema, encarnados em peixes robô e polvos mecânicos. O jogo foi desenvolvido nas salas de aula do Colégio Monte Flor, em Carnaxide, usando o Kodu, a ferramenta pedagógica de programação visual da Microsoft.
Rui Lima, o professor que acompanhou o projeto, explica que «isto mostra-nos a importância que as tecnologias de informação assumem enquanto ferramentas pedagógicas, que estimulam o conhecimento e o potencial de cada aluno. A integração de ferramentas tecnológicas é já uma realidade no Colégio Monte Flor e tem sido muito gratificante ver o impacto no sucesso escolar dos alunos e na criação de projetos desta natureza e na sua distinção à escala global», ctia o comunicado da Microsoft.
O Kodu Kup Europe é da responsabilidade da Microsoft Europe e desenvolvido em parceria com o Centro de Inovação da Microsoft em Bruxelas.