O responsável da Área de Pagamento Emergentes da MasterCard, Ed McLaughlin, afirma que os «consumidores querem pagar pelo que compram como, quando e onde quiserem. Os comerciantes querem flexibilidade para aceitar pagamentos digitais com mais facilidade».
A rede PayPass Acceptance Network cria um sistema para que comerciantes possam aceitar pagamentos com tecnologias NFC ou com recurso a tablets e smartphones, com um simples checkout nas compras online. Desta forma, não é necessário estar sempre a preencher dados de envio ou informações sobre o cartão, explica a MasterCard em comunicado.
A PayPass Wallet é a segunda vertente deste sistema e contempla uma carteira digital criada por bancos e comerciantes oferecerem aos clientes um local onde guardam toda a informação de cartões, para que seja mais facilmente usada e se evite ter de estar a inserir todos os dados sempre que se faz uma compra.
Por fim, este sistema inclui ainda uma PayPass API, para que programadores de empresas parceiras possam desenhar as suas próprias interfaces e esquemas a usar a rede PayPass.
O serviço deve estrear-se a partir de setembro, nos EUA, Reino Unido e Canadá. Até ao fim do ano, chega a mais países, mas ainda não se sabe a data para Portugal.