Segundo o Mashable, um estudo da Universidade norte-americana do Minnesota indica que a pirataria não afeta os lucros da indústria cinematográfica, no que toca a bilhetes de cinema vendidos.
O BitTorrent, acusado de ser um perigo para a indústria de Hollywood, e uma das razões proeminentes para leis como a falhada SOPA, não teve qualquer efeito no lucro obtido na venda de bilhetes de cinema nos EUA. Esta conclusão aparece depois de os investigadores da Universidade terem olhado para o historial de vendas desde 2003.
“Não vemos qualquer prova de perdas nas vendas de bilhetes de cinema nos EUA depois do aparecimento do BitTorrent”, informaram os investigadores que indicam, também, que quando confrontados com uma ida ao cinema ou pirataria, os consumidores norte-americanos escolhem a ida ao cinema.
No que toca ao mercado internacional, houve um impacto negativo de 7% nas receitas das bilheteiras, depois do aparecimento do BitTorrent. Todavia, os investigadores encontraram uma correlação entre a altura em que um determinado filme é lançado nos EUA e no resto do mundo. Quanto maior for esta diferença, maior será a probabilidade de este ser descarregado de forma ilegal.