Qualquer consumidor português pode comprar um Galaxy Tab 10.1 nas lojas e no site da Fnac.
O novo tablet da Samsung estreou ontem à tarde em Portugal e mereceu um evento promocional (com sorteio de máquinas) na Fnac do Centro Comercial Colombo, Lisboa.
A Fnac e a Samsung dificilmente poderiam prever que, mais ou menos à mesma hora da estreia do Galaxy Tab 10.1em Portugal, surgiram as primeiras notícias de que a justiça alemã aceitou uma providência cautelar interposta pela Apple que impede a venda do tablet da Samsung na Europa, devido a alegada violação de patentes.
No site da Fnac, é possível descobrir três modelos de Galaxy Tab 10.1: um preto, com 16GB de armazenamento; outro igualmente preto com 32GB; e ainda um terceiro que é branco e dispõe de 16GB de armazenamento. Só o modelo preto de 16GB está disponível para venda imediata. O modelo de preto de 32GB e o branco de 16GB apenas estão disponíveis para pré-reserva e apenas deverão chegar a Portugal a 16 de Agosto.
A Exame Informática, contactou o serviço telefónico de apoio às compras no site da Fnac, que confirmou que o Galaxy Tab 10.1 de 16GB está disponível para venda (e também a pré-reserva dos outros dois modelos).
O serviço telefónico de apoio às compras nas lojas tradicionais da Fnac confirmou igualmente a disponibilidade de comprar hoje o Galaxy Tab 10.1 de 16GB.
A Exame Informática está a aguardar por uma resposta da Fnac quanto a este assunto.
Igualmente contactada pela EI, a Samsung limitou-se a reiterar um excerto do comunicado oficial que promete a adoção das "medidas necessárias para assegurar que os seus equipamentos móveis estejam disponíveis a todos os consumidores, nos vários mercados".
Há várias razões que podem explicar o facto de a Fnac e, eventualmente, outras lojas especializadas que operam em Portugal continuarem a vender o mais recente modelo do Galaxy Tab. O facto de a providência cautelar ter sido emitida ontem pode ajudar a explicar, por razões temporais, a não aplicação da decisão dos juízes alemães.