Vários utilizadores relatam em diferentes fóruns online que começaram a receber mensagens de erro ao tentar arrancar emuladores ou conteúdos emulados nas suas Xbox Series X e Xbox Series S. “Impossível lançar este jogo ou app. O jogo ou app que está a tentar lançar viola a política da Microsoft Store e não é suportado”, lê-se na mensagem que os utilizadores recebem.
Desde o lançamento das consolas de nova geração, em 2020, tem sido possível instalar e executar software de emulação, o que permite aos jogadores desfrutarem de títulos de outras plataformas populares, como PlayStation 2, GameCube ou Wii, entre outras.
Agora, a Microsoft parece ter bloqueado este acesso gratuito, embora o utilizador @gamr12 explica que a emulação é permitida no Developer Mode, cujo acesso é pago.
Ainda não há explicação oficial sobre a razão que levou a Microsoft a bloquear este acesso ao fim de três anos, mas surge a teoria online suportada por uma fã da emulação que descreve um contacto com um “amigo na equipa de QA da Microsoft” que explica que a razão para a proibição prende-se com a Nintendo. “Embora a emulação propriamente dita não seja ilegal, pode ser usada para jogar títulos que ainda estão sob proteção de direitos de autor, sem permissão, o que pode criar temas com a Nintendo e os seus afiliados”, afirma Alyanna.
A Microsoft não permite, tecnicamente, emulação, mas sempre olhou para o outro lado no passado. Já a Nintendo nunca foi grande fã de emuladores, a não ser quando consegue também tirar algum partido, como é o caso dos packs Switch Online e dos emuladores NES/SNES Mini.