Um novo kit de desenvolvimento de software da Xbox ‘liberta’ mais memória para os programadores de jogos usarem para melhorar o desempenho gráfico da consola. “Centenas de megabytes adicionais de memória estão agora disponíveis aos criadores de jogos na Xbox Series S”, afirma a equipa de Game Dev da Microsoft num vídeo.
A Xbox Series S é uma consola capaz de fazer 1440p e 120fps, mas muitos jogos só conseguem ser executados a 1080p. Uma das queixas dos programadores é que ‘só’ têm acesso a 8 dos 10 GB totais de memória da consola, com a Microsoft a reservar os restantes 2 GB adicionais para tarefas do sistema operativo. Esta quantidade de memória disponível tem levado a algumas ‘dores’ quando se tenta otimizar o desempenho para a Xbox Series S porque, do outro lado, a Xbox Series X tem um total de 16 GB de memória. Os processadores de ambas as versões são iguais, pelo que a limitação vem mesmo da menor quantidade de memória disponível.
Além da maior quantidade disponibilizada agora, a Microsoft corrigiu também alguns comportamentos que aconteciam nas memórias e que poderiam estar a causar uma redução no desempenho e estabilidade dos jogos.
Confira aqui as novidades do GDK de junho de 2022: