A Microsoft está prestes a lançar um kit de desenvolvimento de software (SDK) para permitir integrar o Xbox Live, o serviço de distribuição de jogos online, em qualquer PC, Xbox, iOS, Android e Nintendo Switch. O anúncio está agendado para o dia 18 do próximo mês de março, na GDC session (Game Developer Conference), em São Francisco.
Em alguns casos, o sistema de Achievments da Xbox Live está já disponível para jogos que correm em iOS e Android, embora seja apenas para aqueles que trazem o “selo” da Microsoft Studios.
De acordo com a listagem da GDC, a Microsoft considera que «o sistema Xbox Live vai expandir de 400 milhões de dispositivos e 68 milhões de jogadores ativos para um total de 2 mil milhões de dispositivos, com o lançamento da plataforma XDK.»
Com esta faceta multiplataforma, independentemente do meio usado para jogar, os utilizadores poderão integrar as listas de amigos uns dos outros, jogar em modo multiplayer e aceder aos achievements do Xbox Live. Está também a ser desenvolvido um serviço de streaming de jogos que dá pelo nome de xCloud, que vai possibilitar que jogos da Xbox corram em PC, consolas e dispositivos móveis.
Com esta mudança, a Microsoft pretende expandir para lá dos habituais mercados, PC e Xbox, até aos seus rivais e, de certa forma, alterar a regras do jogo, pois pretende implementar um sistema da mesma natureza que Netflix no panorama dos videojogos.