
Um estudo do Internet Advertising Bureau estima que, de todas as pessoas que admitiram ter jogado uma vez nos últimos seis meses, 52% são mulheres e 48% homens. Há três anos, havia 49% de mulheres e 51% de homens. O grupo de cidadãos acima dos 44 anos agora corresponde a 27% dos jogadores, superando o grupo de jogadores crianças ou adolescentes (22%).
O estudo foi feito com base em entrevistas a quatro mil cidadãos do Reino Unido e perguntava se as pessoas teriam jogado pelo menos uma vez qualquer videojogo, nem que fosse no smartphone. Extrapolando para a generalidade da população, o estudo indica que 69% dos cidadãos do Reino Unido, 33,5 milhões de pessoas, jogam habitualmente.
Jogos como Candy Crush e Angry Birds para smartphones e tablets levam ao aumento do número de cidadãos mais velhos e das mulheres no segmento de “gamers”, explica o The Guardian. Mais de metade, 54%, dos inquiridos indicou que o telefone é a plataforma de jogos preferida, e 25% confessaram ter jogado pelo menos uma vez por dia. Computadores, consolas e tablets, por esta ordem, são as restantes plataformas de jogos escolhidas.
Da comunidade de jogadoras no feminino, 47% jogaram um jogo baseado num disco nos últimos seis meses, 56% jogaram na consola e 68% já tinha jogado online também. Em termos de tempo, em média, um cidadão britânico passa seis horas por semana a jogar, que corresponde a 11% do seu tempo dedicado ao consumo de media. A maioria dos inquiridos aceita de bom grado os anúncios publicitários nos jogos free to play, o que não acontece nos jogos de consolas, onde a publicidade é vista como intrusiva. Ou seja, se for para manter o jogo gratuito, o jogador médio está disposto a aceitar ver até 1,7 anúncios a cada 30 minutos.
O estudo do IAB mostra ainda que a população de jogadores concentra-se bastante quando está a jogar, ficando imersos no ambiente do jogo e não se prestam a distrações.