O documento é citado pelo Kotaku e terá sido fornecido por um indivíduo que se identifica por SuperDaE, o mesmo que já tentou vender dois kits de developers da nova Xbox no eBay.
O controlador não deve fugir ao desenho que tem sido apresentado desde a Playstation original. Os comandos novos devem manter os quatro botões icónicos e alguns dos restantes botões, mas a grande novidade pode ser tátil. O site britânico CVG especula que o novo controlador da PS4 deve ter um painel traseiro tátil, que consegue reconhecer gestos multitoque. Espera-se ainda que os comandos tenham uma tecnologia melhorada para o reconhecimento de movimentos e que incluam vibração e um LED RGB.
As especificações das consolas que foram fornecidas para os programadores prepararem os jogos são impressionantes. As Orbis têm 8 GB de memória, 2,2 GB de memória vídeo, quatro processadores dual core da AMD, um processador gráfico AMD da gama R10xx, quatro portas USB 3.0 e drive de Blu-ray.
Nas contas de utilizador, tudo indica que a Sony esteja a preparar um sistema que permite múltiplos logins na mesma consola, de cada vez que um gamepad é ligado. Desta forma, cada utilizador pode fazer login na sua própria conta e com as suas preferências, sem ser necessário ter vários utilizadores em separadp.
Apesar de não haver datas concretas, continua a especula-se que a Sony lançará a a Orbis no final deste ano, para acompanhar o lançamento da Xbox de nova geração.