Naquele que parece ser o segundo ataque a infraestruturas durante os Jogos Olímpicos, vários cabos de fibra ótica, em diferentes regiões francesas, foram cortados. Nicolas Guillaume, diretor executivo do fornecedor de internet Netalis, escreveu na rede social X que “um novo ato de sabotagem sobre os cabos de grande distância foi perpetrado esta noite, em França, pelas 2h15m da madrugada”.
Entre as operadoras afetadas estão a SFR, Bouygues e Free, mas a Orange, a fornecedora oficial de telecomunicações dos Jogos Olímpicos, parece ter passado incólume. De acordo com a Bloomberg, os cortes aconteceram nas regiões de Bouches-du-Rhône, Aude, Oise, Hérault, Meuse e Drôme.
A Secretária de Estado de Assuntos Digitais, Marina Ferrari, também escreveu no antigo Twitter que “condeno nos termos mais veementes estes atos cobardes e irresponsáveis”. Recorde-se que antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, as linhas de TGV também foram vítimas de ataque.
Sobre os atacantes, o ministro do Interior Gérald Darmanin revela que a Polícia identificou os “perfis” de quem tenha estado por trás destes atos.