É caso para dizer que o mercado dos serviços de streaming por subscrição está ao rubro em Portugal. Segundo dados cedidos à Exame Informática pela JustWatch, plataforma que monitoriza plataformas e conteúdos de streaming, no segundo trimestre do ano – os resultados mais recentes disponíveis – o Netflix era líder com uma quota de mercado de 25%, mas seguido de muito perto pelo Amazon Prime Video, que regista 23% de quota de mercado (extrapolado a partir do interesse dos utilizadores na plataforma da JustWatch).
O terceiro lugar é disputado taco a taco entre o Disney+ e a HBO: ambas as plataformas de streaming têm uma quota de mercado de 17%. Num já distante quarto lugar surge o serviço Fox Play (4%) e um lugar abaixo está o Apple TV+ (3%). Os restantes 11% são englobados na categoria ‘outros serviços de streaming’.
Alguma contextualização sobre os números: o Netflix, lançado em Portugal em 2015, é destes o serviço de streaming que está há mais tempo no mercado português. Já o Amazon Prime Video teve um crescimento nos últimos meses à boleia do lançamento do serviço de subscrição integrado da tecnológica norte-americana, o Amazon Prime, que além do serviço de streaming, dá acesso a outras regalias. O Amazon Prime Video e também a HBO têm sido incluídos pela operadora Vodafone em ofertas comerciais a novos e antigos clientes, que em alguns casos chegam a 24 meses de oferta dos serviços. Destaque ainda para o Disney+, que conseguiu uma percentagem significativa de subscritores em apenas um ano de mercado, tendo sido o mais recente grande serviço de streaming a ficar disponível em Portugal. A Apple, apesar de oferecer três meses de Apple TV+ a quem comprar um iPhone, iPad ou Mac novo, não tem conseguido convencer os consumidores.
Os dados da JustWatch mostram ainda um decréscimo no interesse dos utilizadores pela Netflix desde março, o que contrasta com a subida do Amazon Prime a partir do mesmo período. Já o Disney+ também tem tido uma tendência de crescimento desde o início do ano, ao passo que a HBO decresceu um pouco, registando variações significativas mês após mês.
Um ano de Disney+
A JustWatch revelou ainda à Exame Informática quais foram os conteúdos mais populares do serviço de streaming da Disney+ neste primeiro ano. A série The Mandalorian foi o grande destaque da plataforma (neste caso, os resultados têm por base a pontuação dada pelos utilizadores na plataforma da JustWatch), seguida da série Violetta e de Anatomia de Grey. Luca, Moana e Soul, por esta respetiva ordem, foram os filmes mais populares junto dos utilizadores portugueses no Disney+.
De recordar que pode saber qual o melhor serviço de streaming para si na Exame Informática nº 311, edição na qual analisámos as principais propostas do mercado tendo em conta elementos como a interface, conteúdos, legendagem e preço, entre outros.