O Encontros do Facebook – Facebook Dating em inglês – é usado dentro da rede social, mas pretende ser uma experiência independente. Esta plataforma permite criar um perfil específico e em poucos passos para que o utilizador se apresente à restante comunidade. A partir daí, o sistema irá procurar matches, ou seja, correspondências, de acordo com as preferências, grupos, eventos e outras informações publicadas. O serviço já estava disponível em 20 países, nos quais já produziu mais de 1,5 mil milhões de matches – e chega agora a Portugal.
O Encontros do Facebook permite a partilha de Stories que tenham sido publicadas no Instagram ou no Facebook, permitindo ao utilizador mostrar os momentos do seu quotidiano e esperando que essa partilha ajude a encontrar uma ligação com significado com outro utilizador. Por norma, o Encontros do Facebook não fará match com amigos do Facebook e do Instagram, mas é possível selecionar até nove destas pessoas e marcá-las como Paixões Secretas, permitindo explorar possíveis relacionamentos com pessoas já conhecidas. Se essas pessoas também identificarem o utilizador como Secret Crush, automaticamente acontece uma correspondência.
A plataforma de Encontros vai ter uma secção de Eventos e Grupos dedicada, na qual o utilizador pode indicar se vai a um determinado concerto ou se faz parte de um grupo de donos de cães e este conjunto de dados é usado para encontrar ligações com interesses semelhantes. Quando o match é criado, os utilizadores têm a possibilidade de estabelecer de imediato uma videochamada para iniciarem o seu primeiro Encontro Virtual.
A empresa explica em comunicado de imprensa que focou o desenvolvimento do Encontros do Facebook tendo por base critérios como a segurança, proteção e privacidade, trabalhando com especialistas para fornecer acesso direto a dicas de segurança e criar um ambiente protegido. A atividade dentro do serviço de Encontros não vai ser partilhada com ninguém de fora da plataforma e o Facebook compromete-se a não sugerir amigos do Facebook ou do Instagram como possíveis ligações. O objetivo é criar um espaço confortável onde os utilizadores possam encontrar uma relação com significado.