A patente já foi registada nas autoridades dos EUA em 2016, mas foi agora tornada notícia depois de ser detetada pelo Protocol. O documento descreve uma mensagem pop-up que aparece quando o utilizador escreve uma legenda para uma publicação e escolheu colocar um link para uma outra página. Surge uma caixa que pergunta se o utilizador quer ativar o link em questão mediante uma taxa de dois dólares.
O The Verge explica que o texto da patente detalha que “se o sistema online detetar que o conteúdo de texto da legenda inclui uma linha que inclua texto para um endereço, o sistema online pergunta ao utilizador se quer pagar uma taxa para gerar um link”.
Até agora, os utilizadores interessados em colocar links nas suas publicações têm escolhido fazer a menção “vejam o link na bio”, enquanto os utilizadores verificados podem adicionar os links nas suas Stories. Esta parece ser uma forma fácil para a Instagram conseguir gerar receitas junto dos utilizadores, marcas e influencers da plataforma, ao dar a hipótese de o link ativo ser colocado automaticamente nas legendas.
Não há ainda confirmação oficial de que este registo de patente venha mesmo a avançar, nem quando é que estará disponível.
Leia o texto da patente na íntegra aqui.