“O Instagram não apagou os meus dados, mesmo depois de eu os ter apagado”, revela Saugat Pokharel, um investigador independente de segurança informática que assegurou uma recompensa de seis mil dólares pela descoberta. O especialista usou a própria ferramenta que o Instagram disponibiliza para os utilizadores descarregarem todos os dados que a rede social guarda sobre os perfis. Esta ferramenta foi lançada em 2018 para o Instagram cumprir os requisitos do novo regulamento de proteção de dados na Europa.
Pokharel encontrou, no vasto arquivo de dados, mensagens que tinha trocado com outras pessoas e fotografias que julgava já terem sido eliminadas definitivamente. O Instagram explica que precisa de 90 dias entre o pedido dos utilizadores e a eliminação definitiva em todos os seus sistemas, mas o investigador descobriu que os dados se mantinham mesmo depois de passado um ano, noticia o Tech Crunch.
A falha de sistema foi apresentada ao Instagram em outubro de 2019, valeu uma recompensa de seis mil dólares e só agora foi corrigida. Um porta-voz da empresa explica que “um investigador informou-nos de uma situação em que quando alguém apagava imagens e mensagens do Instagram, estas eram incluídas na mesma na cópia de dados que era descarregada através da ferramenta Download Your Information. Corrigimos a situação e não encontramos provas de que tenham existido abusos. Agradecemos ao investigador ter partilhado esta descoberta”.