Os utilizadores de Waze na Bélgica, Canadá e EUA já tinham ao dispor a funcionalidade de aviso de aproximação de uma passagem de caminhos de ferro. Agora, a Google anunciou que vai prosseguir com a expansão global destes alertas. Em alguns países, os dados virão mesmo de fontes oficiais, como no Reino Unido, Itália, Israel, Brasil ou México, mas noutros vai usar a informação dada pela comunidade local de editores dos mapas.
Um porta voz do Waze explicou ao The Verge que “agora que mais pessoas estão a voltar às estradas depois do surto da Covid-19, estamos a salientar esta funcionalidade para ajudar a promover o regresso à estrada em segurança”.
Os alertas de aproximação destas passagens de caminhos de ferro aparecem sob a forma de pop-up, mas podem ser desativados pelos utilizadores facilmente.
Os especialistas e as autoridades ferroviárias têm vindo a alertar para este tipo de necessidade, como uma forma de lembrar os condutores do perigo de não se cumprir as regras de parar junto destas passagens para confirmar se não há comboios a passar. Só nos EUA, em 2018, registaram-se 2217 colisões nestas circunstâncias, das quais resultaram 262 vítimas mortais.