A Amazon está a trabalhar num serviço de streaming para videojogos que funcionará de forma similar ao Netflix, avança o The Information. A decisão parece fazer particular sentido para a empresa, pois já tem uma forte presença no retalho dos jogos e é dona do Twitch, que é a maior plataforma de livestream deste tipo de conteúdos.
Além disso, possui igualmente uma infraestrutura de computação cloud – a Amazon Web Services (AWS) – que poderá servir para levar uma plataforma de streaming de videojogos para o mercado de consumo em grande escala.
A Sony já disponibiliza um serviço similar, o PlayStation Now, em que os utilizadores podem jogar em stream em vez de ter de comprar uma unidade física ou descarregar um título. Para tal, a Sony assenta a infraestrutura do PlayStation Now em duas empresas que adquiriu: Gaikai e OnLive.
Por sua vez, a Microsoft, com o Project xCloud, irá recorrer ao Azure, enquanto a Google utilizará uma infraestrutura cloud semelhante e que já começou a usar com a iniciativa Project Stream.
Em todas estas soluções, a proposta base é a mesma: disponibilizar videojogos de topo em hardware acessível. Ou seja, acabar com a necessidade de comprar consolas dispendiosas, uma vez que a maior parte do processamento será feito num servidor na nuvem.
A Amazon está a contatar produtoras para discutir potenciais jogos que possam a vir ser incluídos no novo serviço, mas nada deve estar pronto antes de 2020.