Na Aptoide, a mais recente novidade dá pelo nome de AppCoins. É uma uma moeda digital, tem tecnologia blockchain e deverá ser usada para a compra de aplicações – mas não, não dá para pagar as compras do supermercado com esta moeda. Até porque esta moeda foi criada para uso dentro de lojas de apps.
O protocolo que está na origem das AppCoins «será integrado em primeira instância na App Store da Aptoide, podendo ser adotado por outras lojas de aplicações em qualquer sistema operativo. Para financiar o projeto, a empresa prevê lançar uma oferta inicial de moedas (ICO), iniciando o processo com uma pré-venda a decorrer de 6 a 9 de novembro, aberta a membros da comunidade Android e outros grupos exclusivos», refere o comunicado de lançamento da nova moeda digital.
Durante a fase de ICO, a compra dos tokens destas moedas digitais deverá beneficiar de 30% de desconto. Os mentores da Aptoide acreditam poder vir a angariar 28 milhões de dólares (cerca de 24 milhões de euros) durante esta fase inicial.
De acordo com a startup portuguesa, é a primeira vez que é criada uma moeda virtual com o propósito de suportar transações relacionadas com apps.
Com as novas criptomoedas, a Aptoide está apostada em criar novas ferramentas que permitam fazer transações eletrónicas dentro de apps – mesmo quando os utilizadores não dispõem de serviços de pagamento na Internet. Atualmente, as lojas de apps da Aptoide já contam com mais de 200 milhões de utilizadores.
A Aptoide recorda que os utilizadores podem angariar AppCoins mediante a interação com as apps. As novas moedas também permitem transações entre utilizadores. Os programadores e produtores de aplicações também poderão ficar a ganhar – caso as transações dentro das próprias apps acabem por aumentar devido a estas moedas digitais.
«Além disso, toda a informação é armazenada no blockchain, onde é criado um histórico reputacional dos developers nas diversas app stores. Esse histórico automatiza o processo de aprovação de apps e elimina a opacidade que existe no modelo atual, que varia entre app stores», descreve o comunicado da Aptoide. Os cálculos da startup portuguesa apontam para uma redução dos custos de intermediação relacionados com a distribuição e publicidade devido ao uso moedas digitais. Depois do lançamento das AppCoins, os custos de intermediação de serviços publicitários poderão não ir além dos 15% – enquanto hoje oscilam entre os 40% e os 70%.