Duas bases de dados relacionadas com os eleitores de dois estados dos EUA terão sido atacadas por hackers. A confirmação foi hoje tornada pública pelo Yahoo, e tem por base um alerta de segurança enviado pela Ciberdivisão do FBI para as autoridades dos estados afetados pelos ataques. Esse alerta terá sido desencadeado a 18 de agosto, confirmou a Reuters depois de ter acesso ao alerta de segurança.
O FBI não refere quais os estados em que os sistemas eleitorais foram atacados. Com base em fontes anónimas, o Yahoo revela que as bases de dados eleitorais atacadas são referentes aos estados do Arizona e do Illinnois. No Arizona, terá sido detetada uma intrusão com o propósito de contaminar o sistema de registo de eleitores. No Illinois, os hackers terão conseguido extrair dados de mais de 200 mil eleitores.
No alerta de segurança, o FBI instava os responsáveis governamentais dos dois estados afetados pelo ataque a reforçarem as medidas e dispositivos de segurança.
Nos bastidores há quem relacione os ataques às bases de dados eleitorais com os ataques perpetrados contra sistemas usados em organizações pertencentes ao partido Democrata. A autoria destes ataques foi atribuída a hackers russos – mas o governo de Moscovo negou prontamente as acusações.