Cristiano Ronaldo é também uma marca… mas aparentemente não controla uma das suas maiores denominações comerciais: o endereço CR7.com, que contém as duas iniciais do prodígio madeirense seguidas do número que costuma usar na seleção e no Real de Madrid, foi registado por uma empresa sedeada nas Ilhas Caimão, que está disposta a fazer negócio. E neste caso o negócio tem já um valor definido: 290 mil dólares (cerca 210 mil euros), que devem ser desembolsados à Domain Name Sales, empresa especializada na transação de domínios, que está incumbida de vender o endereço CR7.com.
O endereço CR7.com foi registado, pela primeira vez, em julho de 2002. Nessa altura, Ronaldo tinha 17 anos, jogava no Sporting, mas ainda não tinha marcado qualquer golo como sénior. O fenómeno de popularidade em torno do número 7 também estava longe das proporções que assume na atualidade (em outubro de 2002, quando marcou o primeiro golo numa equipa sénior, ostentava a camisola 28). O que permite concluir que foi por coincidência que alguém registou o endereço CR7.com antes de Cristiano Ronaldo fazer história com o número 7 do Manchester United e do Real Madrid.
Num e-mail, os serviços da Domain Name Sales explicam o que os levou a registar o endereço ainda antes de CR7 ser sinónimo de Cristiano Ronaldo: «Este domínio específico pode designar um modelo de aeronave, e é por isso tem sido usado para fazer publicidade a links relacionados com serviços de aviação. Também temos conhecimento de que (a sigla CR7) corresponde a um código postal numa área do sul de Londres. Por ser um domínio curto, mas raro, tem um valor inerente que é substancial, e o seu proprietário acredita que vale 290 mil dólares».
A Domain Name Sales apresentou esta explicação enquanto broker (intermediário) que tem a responsabilidade da venda de um endereço que, alegadamente, pertence “a um terceiro”. A resposta enviada por e-mail, não faz qualquer referência a Cristiano Ronaldo. O que não permite saber se uma hipotética associação ao extremo do Real Madrid poderia ou não inflacionar o valor do endereço.
Há ainda uma questão técnica que, a par da semelhança com um código postal de Londres e o nome de uma aeronave, tem contribuído para a valorização do endereço: «O número de domínios que têm apenas três carateres é limitado, sendo que todos esses domínios já estão registados», garante o e-mail da Domain Name Sales.
Na Net, os serviços que identificam os proprietários de endereços e domínios permitem apurar que o endereço CR7.com foi registado, pela primeira vez, em julho 2002, sendo detido, atualmente, por uma empresa sedeada nas Ilhas Caimão, que dá pelo nome de Name Administration Inc. Para garantir o endereço, a Name Administration Inc. recorreu aos serviços especializados da Domain Name Sales, que assume atualmente a função intermediário numa potencial venda do domínio.
Há ainda um elo de ligação entre a Name Administration Inc. e a Domain Name Sales: ambas empresas foram fundadas por Franck Schiling – um empresário canadiano que garantiu um lugar na história da Internet ao criar um império de cerca de 244 mil endereços – entre eles, alguns dos mais valiosos e sonantes para a maioria dos internautas.
O registo do endereço CR7.com foi alvo de uma atualização a 31 de janeiro de 2013. O atual registo só expira em julho de 2016.
Ontem, Cristiano Ronaldo anunciou no Facebook o lançamento de uma nova página oficial no endereço Cristianoronaldo.com. Na Internet, é possível apurar que este endereço foi registado a 10 de agosto de 2002 – sensivelmente um ano antes de a jovem promessa do futebol mundial sair do Sporting rumo ao Manchester United. O registo é apresentado como sendo propriedade da empresa Brandit, de Barcelos.
Nos resultados das pesquisas do Google, figura ainda o endereço CR7.pt.vu, mas não é possível confirmar qualquer relação com Cristiano Ronaldo, uma vez que o site está indisponível. Os serviços de identificação de proprietários e registos de sites permitem apurar a seguinte informação: o site foi registado pela Flesk Telecom, de Faro, no ano 2000 (ainda antes do registo de CR7.com e quando Cristiano Ronaldo tinha 15 anos). O registo deve estar em vias de expirar (é válido até fevereiro de 2014).
Hoje, a marca CR7 é usada no franchising de lojas de roupa e artigos diversos que estão associados ao capitão da Seleção Nacional. A marca tem vindo a ser explorada pelas duas irmãs de Ronaldo.
Os responsáveis pela Polaris Sports, empresa que gere a presença de Cristiano Ronaldo na Internet, não responderam às questões colocadas pela Exame Informática. Pelo que fica por apurar se haverá interesse numa eventual compra do endereço CR7.com ou num hipotético recurso à justiça.