
Amor à primeira vista
Um novo método de ataque às caixas de correio electrónico acaba de se estrear no espaço cibernético luso, com o envio de múltiplas mensagens por cibercriminosos, que pretendem fazer passar-se por polícias.
A Exame Informática não escapou à nova senda de spam/vírus e já recebeu algumas destas convocatórias forjadas.
Os utilizadores mais desatentos ou menos versados na matéria podem tomar a mensagem por genuína, apesar de algumas incongruências ao nível gramatical.
Os cibercriminosos não descuraram os requisitos da resolução e da optimização do browser e assinam no final com um aparentemente insuspeito "© Polícia de Segurança Pública © todos os direitos reservados".
Quanto à mensagem principal, eis o que se pode ler: "Assunto: CONVOCATÓRIA DE COMPARECIMENTO EM AUDIÊNCIA, relativa ao procedimento investigador em epígrafe, em relação a passada noite de 12 de Agosto de 2009 decorrido em crime publico, como poderá visualizar conforme despacho em anexo".
A leitura da mensagem não deverá suscitar grandes ameaças, mas o ficheiro que segue em anexo é um executável e, muito provavelmente, terá capacidade para infectar o computador de quem o descarrega.
Feita a descrição do estranho caso de polícia que não tem polícias, resta alertar para evitar todas convocatórias para audiências que cheguem à caixa de correio electrónico. Por duas razões: 1) A polícia não envia convocatórias para as caixas de correio electrónico (pelo menos, até à data) 2) estas mensagens são spam e contêm códigos maliciosos.