Os novos óculos de Realidade Virtual (VR na sigla em inglês) Bigscreen Beyond 2 têm uma ótica melhorada com um campo de visão mais alargado e capacidade de rastreamento dos olhos do utilizador. A nova versão chega dois anos depois dos Beyond originais e pesa menos 20 gramas (agora 107 gramas). O desenho compacto e leve só é possível porque a tarefa de processamento dos conteúdos a visualizar fica a cargo de um PC, ou seja, estes óculos só podem ser usados quando estão ligados com um cabo a um computador.
Nestes novos óculos, surgem os mesmos ecrãs micro-OLED como na versão anterior, mas agora melhorados com campo de visão de 116 graus, brilho reduzido e mais ajustes possíveis de posição a pensar na focagem, noticia o Flat Panels HD. Este hardware permite uma resolução anunciada de 5120×2560 pixéis, mas na verdade cada micro-OLED tem 2560×2560, ou seja, resolução de 2,5K em cada olho.
Na sua página oficial, a Bigscreen afirma que tem “13,1 milhões de pixéis integrados em dois ecrãs OLED de uma polegada num formato de tira RGB (…) O resultado? Não há mais artefactos visuais entre os píxeis, cores aborrecidas, sombras cinzentas ou movimentos tremidos a que estão acostumados com os óculos de VR mais velhos e baseados em LCD”.
A aposta no micro-OLED permite uma qualidade de imagem superior, mas ainda longe dos 23 milhões de pixéis encontrados nos Apple Vision Pro, que prometem resolução 4K por olho.
O Bigscreen Beyond 2 está disponível por 1369 euros na versão base e mais 180 euros para quem quiser o headset com a funcionalidade de monitorização dos olhos, com as primeiras entregas previstas para junho.