Os novos modelos Copilot+ prometem ser os computadores Windows mais rápidos e inteligentes de sempre, afirma a Microsoft. Os equipamentos integram um chip capaz de processar até 40 TOPS (de trillion operations per second), permitindo aceder aos modelos de IA mais avançados, além de contarem com bateria para todo o dia.
A principal novidade é a arquitetura que alia o poder da CPU à GPU e a uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) de elevado desempenho. O acesso a grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) executados a partir da Azure Cloud, assim como modelos de menores dimensões torna estes computadores capazes de atingir um desempenho inédito no processamento de tarefas ligadas à IA, com a Microsoft a referir 20 vezes mais potência e 100 vezes mais eficiência.
Veja as novidades dos computadores Copilot+
A nível de segurança, a tecnológica integrou o Pluton Security em todas os equipamentos, com um novo conjunto de funcionalidades, atualizações e predefinições no Windows 11 e controlos personalizados de privacidade.
Outra novidade destas máquinas é a sua função de pesquisa e recuperação de informação melhorada, com destaque para a opção de Recall que permite aceder a praticamente tudo o que se viu ou se fez no computador, como se fosse uma memória fotográfica.
Por fim, destaque para as novidades na criação e edição de imagens com IA, com o modo CoCreator a permitir combinar traços com sugestões de texto para gerar novas imagens quase em tempo real. Os algoritmos têm por base a difusão e otimizam a produção de elevada qualidade em curtos passos, com a Microsoft a estabelecer parcerias com diversas aplicações como a Adobe, a DaVinci Resolve Studio, a CapCut, a Cephable, a LiquidText e a djay Pro para tirar partido do poder da NPU e proporcionar melhores experiências.
Estes computadores têm uma tecla dedicada para invocar o Copilot e que irá oferecer a experiência completa atavés de um design simples, poderoso e personalizado, colocando os modelos de IA mais avançados na ponta dos dedos dos utilizadores. Nas próximas semanas, vai ser possível aceder aos modelos mais recentes, incluindo ao GPT-4o.
Os Copilot+ vão chegar ao mercado a partir de 18 de junho sob a forma de novos Surface Pro e Surface Laptop, mas também através de modelos das marcas parceiras Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung, com preços ainda por anunciar.