Se os dados são como o algodão e não enganam, então os utilizadores da Europa ocidental usam o mesmo smartphone cada vez mais tempo: segundo a empresa de estudos de mercado GfK, 62% dos utilizadores têm o mesmo equipamento há mais de 24 meses, sendo que 36% dizem ter o mesmo smartphone há mais de três anos. Com os hábitos de consumo e de aquisição a apontarem para ciclos de compra cada vez menos frequentes, a Oppo decidiu fazer da longevidade um dos principais chamarizes do seu novo smartphone, o Oppo Reno 11 F 5G, que chega nesta quinta-feira às lojas portuguesas.
Um dos ‘pontos de ataque’ da fabricante chinesa é a bateria. Segundo a marca, ao fim de quatro anos de utilização, a capacidade de armazenamento da bateria do Oppo Reno 11 F 5G deverá ser superior a 80% da capacidade original. O valor sobre o estado atual da bateria é apresentado num dos menus do equipamento. E se dentro dos primeiros quatro anos for inferior a 80%, o que significa uma degradação superior à estimada pela marca, então o utilizador poderá pedir a substituição da bateria.
“Se tiveres um problema, podes contactar os serviços da Oppo e vamos tratar disso”, sublinhou Arne Herkelmann, líder de gestão de produto da Oppo na Europa, no evento de imprensa de apresentação do novo equipamento feito em Cormayeur, Itália. “Estamos a oferecer um plano de proteção de bateria de quatro anos”, acrescentou.
Ainda relativamente à bateria, a marca garante que o modelo de 5.000 mAh que equipa o novo Oppo Reno 11 F 5G tem a maior tolerância de temperatura do mercado – suporta carregamento rápido entre os -20 graus e os 54 graus centígrados.
Aliás, a marca tira partido de uma técnica utilizada em alguns modelos de carros elétricos para permitir um carregamento a velocidades maiores (65 watts no caso deste smartphone) em temperaturas negativas. Se o utilizador ligar um carregador compatível com o sistema de carregamento proprietário Supervooc, primeiro o processador do smartphone começa a funcionar para gerar algum calor, calor esse que depois é dissipado para a bateria, permitindo-lhe atingir uma temperatura interna que já permite suportar velocidades de carregamento mais rápidas.
“Temos de usar um pouco de energia para elevar a temperatura do processador e usar grafite para distribuir o calor para a bateria”, explicou Arne Herkelmann.
Ainda no capítulo da durabilidade, o Oppo Reno 11 F 5G tem certificação IP65 (é resistente ao pó e a jatos de água), o dispositivo permite colocar e retirar até 20 mil vezes o cabo USB sem que haja danos na entrada multimédia e a marca até mostrou um vídeo de um carro a passar por cima do smartphone sem que o ecrã partisse.
“Um bom design com bons materiais permite criar um smartphone mais resistente”, defendeu Arne Herkelmann a propósito da aposta da marca num equipamento feito para durar no tempo. Isto apesar de os materiais de construção externos, nas laterais e na traseira, serem de plástico.
Ainda em termos de aspeto, um último destaque para o facto de a Oppo usar aquilo que chama de tinta magnética, isto é, tinta com partículas metálicas que depois podem ser manipuladas através de magnetismo. Isto faz com que cada smartphone produzido tenha um padrão único.
Oppo Reno 11 F 5G: Especificações de gama média
O Oppo Reno 11 F 5G está bem equipado para um dispositivo do segmento de gama média. Tem um ecrã AMOLED de 6,7 polegadas e 2412×1080 píxeis de resolução, uma taxa máxima de atualização de 120 Hz e suporte para 10-bit de cor (ou seja, é capaz de reproduzir mais de mil milhões de cores).
O processamento fica a cargo do chip Mediatek Dimensity 7050 (fabrico de 6 nanómetros), com o smartphone a disponibilizar ainda 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno.
Além da questão da durabilidade e do design, a fotografia é outra aposta forte neste equipamento. O sistema triplo de câmaras traseiras é composto por um sensor principal de 64 megapíxeis (f/1.7 de abertura), por um sensor de oito megapíxeis numa câmara ultra grande angular e por um sensor de dois megapíxeis numa câmara de fotografia para curta distância de focagem (macro).
Outro elemento em destaque é a ergonomia, com o equipamento a pesar 177 gramas e ter apenas 7,5 milímetros de espessura. O Oppo Reno 11 F 5G vai estar disponível em duas cores (verde e azul) e vai custar 379 euros no mercado português.
Este é o primeiro grande anúncio da Oppo depois de ter chegado a acordo com a Nokia após uma disputa de patentes que fez com que a empresa chinesa, durante vários meses, tivesse pausado as operações em alguns mercados europeus.