A LG tem um novo televisor que promete dar muito que falar ou não tivesse um ecrã… transparente. E desta vez é a sério – a LG Signature OLED T não é apenas uma prova de conceito (como outras que já foram mostradas no passado), vai mesmo ser um modelo comercializado, esperando-se que chegue ao mercado no final de 2024, segundo a publicação The Verge.
Este televisor utiliza um painel OLED transparente que, na prática, permite reproduzir os conteúdos como se fosse um televisor normal, podendo existir ou não um efeito de transparência para fazer sobressair esses conteúdos. Isto porque a LG utiliza uma película de contraste que pode ser aplicada (o mecanismo é automático e pode ser ativado através do comando) consoante as necessidades dos utilizadores. E quando está ativada, o televisor ganha um fundo preto tal como o que existe nos televisores convencionais.
Segundo as descrições de várias publicações especializadas internacionais, o efeito transparente permite a este televisor acrescentar uma sensação de profundidade às imagens, aumentando o realismo e a imersão das mesmas. Além disso, quando este televisor é desligado, simplesmente ‘desaparece’, pois permite ver tudo o que a sua estrutura estiver a bloquear.
Para atingir este resultado de ‘ilusionismo’, em que não existem ligações elétricas ou outros componentes à vista, a LG Signature OLED T tem as saídas de som na base e toda a componente tecnológica está concentrada numa caixa, à parte, a Zero Connect Box, que está por sua vez conectada ao televisor através de uma ligação sem fios.
Ainda não há indicação de quanto poderá custar a LG Signature OLED T, nem em quais mercados ficará disponível para compra. A tecnologia apresentada agora na CES é, no entanto, definitiva, com a LG apenas a não confirmar se a estrutura em torno do ecrã transparente será exatamente igual à mostrada na feira.
Samsung também mais transparente
Apesar de não ter apresentado um produto pronto a chegar ao mercado como a rival, a também sul-coreana Samsung aproveitou a ocasião para mostrar igualmente serviço no campo dos ecrãs transparentes. Na CES, a gigante revelou três protótipos de ecrãs Mini LED transparentes, com um deles a nem sequer incluir qualquer moldura em torno do ecrã.
A marca defende a aposta na tecnologia Mini LED, por permitir atingir um maior nível de brilho e intensidade de cor comparativamente ao OLED, o que deverá ajudar a evitar de forma mais eficaz os reflexos que podem ser provocados por fontes de luz natural e artificial numa divisão da casa.
Não há informação sobre se esta tecnologia de painéis Mini LED transparentes vai ser aplicada a algum produto (televisor ou monitor, por exemplo) que terá como destino o grande mercado de consumo.