A Apple vai ter novos MacBook Pro e iMac, equipados com os chips M3, M3 Pro e M3 Max. Além deste novo hardware e novos componentes, a empresa de Cupertino revelou ainda ter redesenhado as unidades de processamento gráfico dos chips. Os preços dos portáteis MacBook Pro de 14 polegadas começam nos 1599 dólares, enquanto a versão de 16 polegadas começa nos 2499 dólares. Já os computadores de secretária iMac com estes novos chips chegam ao mercado a custar 1299 dólares.
Desde que se separou da Intel e apostou nos chips próprios em 2020, a Apple duplicou a sua quota do mercado com os Mac a representar os 11%, apontam os dados preliminares da IDC. Estes processadores, que usam tecnologia da Arm, permitem aos computadores maior autonomia e melhor desempenho, e juntam num único chip de silício o processador central e o processador gráfico.
A Reuters lembra que, talvez incentivadas por esta aposta da Apple, também a Qualcomm anunciou a intenção de desenvolver chips Arm para Windows e a Nvidia revelou planos para entrar no mercado dos Pcs em 2025.
Os novos processadores, que se acredita estarem a ser fabricados pela TSMC (que usa a mesma tecnologia para produzir chips para os iPhone 15 de topo de gama). Estas novas máquinas da Apple destinam-se aos utilizadores profissionais, como designers, músicos e programadores de software.
A unidade de Macs rendeu 40,18 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2022, 11% das receitas totais da empresa e 14% acima do que tinham rendido no ano anterior.