A Microsoft estará a desenvolver um processador com outros componentes integrados (SoC) otimizado para o Windows 12. A equipa de engenheiros encarregue desta tarefa está a crescer e especula-se que os novos SoC sejam baseados na arquitetura Arm, com a Microsoft a trabalhar em paralelo para assegurar que o Windows 12 vai ser otimizado para Arm.
Além de referir várias ofertas de trabalho publicadas pela Microsoft, a publicação Windows Latest cita também uma fonte não identificada que confirma que “a Microsoft está a otimizar o Windows 12 para uma arquitetura Silicon-ARM”. Os candidatos selecionados vão trabalhar para a “equipa Microsoft Silicon” e vão focar-se em projetos de desenvolvimento para as divisões Azure, Xbox, Surface e Hololens, usando componentes “desenvolvidos internamente na Microsoft”.
Uma das vagas de emprego detalha que a Microsoft está a recrutar especificamente para o cargo de “Principal System on Chip Silicon Architect”, procurando alguém com experiência em arquitetura SoC de elevado desempenho, arquitetura de unidades de processamento central (CPU) e unidades de processamento gráfico (GPU), que fique encarregue de “construir SoC complexos, topo de gama, usando nós de tecnologia de silício e que colabore com os clientes internos e parceiros”.
Pelas ofertas de emprego, não fica claro se a Microsoft está a preparar um rival direto do chip Apple M2, inteiramente desenvolvido pela empresa, ou se está a trabalhar em parceria com a Qualcomm para criar um processador otimizado para a próxima versão do sistema operativo. De recordar que a Microsoft já trabalhou com a Qualcomm para criar o processador SQ1, integrado na linha de tablets Surface.
Sobre o Windows 12, o Tom’s Hardware lembra que já vimos chips Intel Meteor Lake a serem preparados para o novo sistema operativo, que deve chegar no final de 2024 e deve seguir uma abordagem mais modular e customizável para aparelhos de diferentes formatos.