O Nikkei Asia avançou com a informação de que a Nikon iria descontinuar o desenvolvimento de máquinas SLR, apostando a continuidade nas câmaras sem espelho mais pequenas. Esta medida, recorde-se, já foi também tomada pela Canon. Entretanto, a Nikon reagiu dizendo que estas alegações são “especulação” e afirmando que iria “continuar a produção, vendas e serviço de SLR digitais”.
O desmentido da Nikon não menciona de todo o futuro desenvolvimento de câmaras, pelo que ambas as afirmações podem ser verdadeiras. Segundo o Nikkei, a estratégia da Nikon passa por migrar os esforços de desenvolvimento para câmaras sem espelho, mais pequenas e leves e cuja qualidade já se equipara aos modelos DSLR.
Este tipo de modelos já avançou desde os primórdios, corrigindo muitas das lacunas e pontos fracos, como os viewfinders com atraso ou a qualidade inferior das fotografias. Por outro lado, a qualidade de vídeo oferecida por alguns destes aparelhos é superior ao que se consegue com as DSLR, o que os torna mais adequados para utilizadores que procuram câmaras para realizar diferentes tipos de tarefas ao mesmo tempo.
A DSLR mais recente da Nikon foi lançada em fevereiro de 2020, o modelo D6 e, no mês passado, a empresa anunciou que descontinuaria os modelos de entrada D3500 e D5600.