A Qualcomm adota uma nova estrutura de nomes para a próxima geração de circuitos integrados (SoC), começando com o Snapdragon 8 Gen 1, que sucede ao Snapdragon 888 e 888 Plus. O novo chip foi agora apresentado e destina-se aos aparelhos Android de topo que devem chegar ao mercado no próximo ano.
O novo chip apresenta melhorias face aos anteriores no que toca a conectividade, desempenho em jogo, edição e gestão de vídeos e fotos, e processamento de Inteligência Artificial no dispositivo, noticia a publicação New Atlas. Processador Kryo 3 GHz com tecnologia Arm Cortex-X2, modem X65 5G que suporta velocidades até 10 Gbps, Wi-Fi 6 e 6E, Bluetooth 5.2 e codecs áudio aptX Voice, aptX Lossless e apdtX Adaptive e LE são alguns dos cartões de visita deste chipset.
A escolha de uma nova unidade gráfica Adreno permite, em teoria, oferecer uma melhoria de 30% na renderização de gráficos e diminuir o desfocar em cenas de ação em certos vídeos. O processamento de Inteligência Artificial faz-se com o mais recente processador Hexagon, que promete ser quatro vezes mais rápido e operar com duas vezes mais memória que anteriormente, com a Qualcomm a indicar potenciais cenários de utilização como o reconhecimento de voz do utilizador para detetar doença ou fazer a gestão de prioridades com processamento de linguagem natural.
Para a imagem, a Qualcomm inclui a Snapdragon Sight Technology, com um processador de sinal de imagem 18 bits e que é capaz de capturar 4000x mais dados do que o antecessor de 14 bits, permitindo na prática um maior alcance dinâmico, de cor e de nitidez a até 3,2 gigapixéis por segundo para imagens com até 200 MP e vídeos 8K HDR / HDR10+ a 30 fps.
Oppo, Sony, Motorola, Xiaomi, OnePlus e Vivo são alguns dos fabricantes que já devem ter aparelhos com este chip, no segmento de topo de gama, em 2022.